ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Taxista suspeito de 18 estupros é preso na Capital

13.10.2020

Abordar mulheres dizendo que elas estavam sendo seguidas e que pretendia ajudá-las, essa era a estratégia do estuprador Isnard Martins Vieira, de 39 anos, preso pelos agentes da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na manhã de segunda-feira, dia 26 de maio.

O taxista é suspeito de fazer 18 vítimas, incluindo adolescentes, na Região de Venda Nova, Pampulha e no bairros Padre Eustáquio, Barro Preto e Prado,  todos em Belo Horizonte. Segundo as investigações, ele utilizava a mesa técnica e assim que elas entravam no táxi, as levava para um lugar ermo e ameaçava-as de morte caso não praticassem relações sexuais com ele.

Uma pesquisa permitiu descobrir que vários inquéritos tramitavam em unidades distintas da Polícia Civil, que se assemelhavam com os apurados pelos policiais da Depca. A partir daí, a Corporação solicitou à BHTrans a relação de todos os permissionários e auxiliares de táxis cadastrados na empresa, em uma lista de aproximadamente 13 mil taxistas.

Com os nomes em mãos, o trabalho se centrou em homens com idade entre 30 e 45 anos e que conduziam um veículo Siena e com as características físicas apontadas pelas mulheres. Com um grupo menor, a delegada Andrea Aparecida Alves, que presidiu o inquérito, mostrou as fotos às vítimas, que não tiveram dúvidas em apontar Isnard como autor dos ataques.

O homem já foi reconhecido por 10 vítimas e confessou ter abusado de cinco delas. Vale ressaltar que em um dos depoimentos, uma das estupradas afirmou que antes de ser liberada, ela foi agredida pelo motorista, e outra disse que ao negar entrar no carro, Vieira sacou uma arma e a obrigou a seguir com ele. Ainda conforme as investigações, ele intimava as passageiras a fazer sexo oral nele e também tocava as partes íntimas delas.

Com um mandado de prisão temporária de 30 dias expedido pela Justiça, os policiais conseguiram encontrar o condutor, que foi detido no Bairro Piratininga, em Venda Nova. O suspeito foi encaminhado para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, na Região Oeste da capital mineira.

Foto: Gladyston Rodrigues