ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Campanha "Sou Pela Vida, Dirijo Sem Bebida"

13.10.2020

Vários motoristas belorizontinos foram pegos de surpresa neste final de semana. Depois de uma redução durante a Copa do Mundo devido ao remanejamento de policiais para atender a demanda do evento, as operações da campanha "Sou Pela Vida, Dirijo Sem Bebida" voltaram a ser diárias e em diversos pontos da Capital.

Nas madrugadas de sábado e domingo, dias 09 e 10 de agosto, 440 veículos foram abordados, sendo 18 pessoas multadas por embriaguez ao volante e uma presa. As blitze da “Lei Seca” ainda flagraram nove condutores inabilitados circulando por Belo Horizonte.

Na fiscalização, que ocorre principalmente nas regiões de bares e casas noturnas, os policiais solicitaram que os condutores realizassem o teste do etilômetro, vulgo “bafômetro”. Alguns motoristas, no Bairro de Lourdes, se recusaram a fazer o teste, e foram multados.

Entre os que fizeram, quem o resultado deu entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l, teve a carteira de habilitação recolhida e foi multado em R$1.900, uma vez que essa quantidade de álcool no sangue é considerada infração. Os veículos foram liberados, mas foi expedida uma multa e esta encaminhada ao Detran.

O único condutor que teve no exame constatado um volume superior a 0,34 mg/l, foi detido e conduzido ao Detran, já que este valor é tipificado como crime. Ele irá sofrer as mesmas sanções e, além disso, responderá a processo criminal.

Desde o início das ações, que são realizadas em conjunto pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, cerca de 130 mil veículos já foram parados e mais de 1.200 motoristas presos em flagrante em Minas Gerais. 

Foto: Renato Cobucci