ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Quadrilha é presa por morte de universitário

13.10.2020

A Polícia Civil de Minas Gerais apresentou nesta terça-feira, dia 14 de outubro, a quadrilha suspeita do assassinato do estudante de engenharia mecânica Rodrigo de Almeida Souza, de 24 anos, durante um assalto, no dia 13 de setembro. Entre os envolvidos estão dois adultos, que podem ser condenados a até 30 anos de prisão por todos os crimes que já cometeram. Por outro lado, os dois menores devem ficar internados por três anos.

Segundo as investigações, o tipo de crime praticado pelo grupo é conhecido pela Corporação como "tumulto", caracterizado por roubar carros novos, trocar as placas e comercializá-los no mercado ilegal. Alguns veículos são vendidos na feira da Toshiba e outros com “clientes” específicos. Nesse dia, especificamente, o mandante do crime, Erislan Rodrigues Rocha, de 28 anos, encomendou um Fiat Uno prata ao menor M.R, de 16 anos.

O adolescente, que receberia R$1.200 pelo "serviço", chamou o amigo L.C.S, de 15, para auxiliá-lo, oferecendo R$200 ao mesmo. Para dar suporte, Erislan colocou à disposição da dupla um Voyage branco, dirigido por Reick Evangelista Goriba, de 19 anos. Assim, os três começaram a circular por Contagem em busca de um automóvel compatível com as características estabelecidas pelo chefe da associação criminosa. O carro que eles procuravam foi localizado no Bairro Industrial, na porta da Faculdade Pitágoras.

Como a vítima estava na aula, os menores esperaram por cerca de 15 minutos, até ele chegar e abrir o veículo. Depois da abordagem, um dos ladrões atirou no homem e eles fugiram sem levar nada. Questionado pela polícia, o infrator de 16 anos disse que quando abordou o universitário, ele se abaixou, parecendo que ia pegar alguma coisa, como uma arma, sendo essa a motivação do disparo. Rodrigo ainda conseguiu andar cerca de 100 metros com o carro, até bater em um muro e em outro automóvel dentro do próprio estacionamento da instituição de ensino.

A Perícia constatou que a morte não foi em virtude da batida, e sim por causa do tiro, que atravessou as costas da vítima chegando até o peito. O motorista do Voyage, ao perceber que o veículo estava com defeito, saiu correndo a pé, pegou um ônibus e voltou para Betim, onde os integrantes do grupo moravam. Já os dois adolescentes fizeram o carro pegar no “tranco” e fugiram. A Polícia Civil chegou até os criminosos com auxílio das câmeras de segurança de estabelecimentos próximos ao local onde ocorreu o homicídio.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Wesley Geraldo Campos, no dia 21 de setembro, um motorista denunciou à PC que foi cercado por assaltantes em um carro com as mesmas características, na BR-381, na divisa entre Contagem e Betim, mas conseguiu escapar. O homem informou aos policiais que os suspeitos seguiram para um bairro de Betim, local onde as buscas foram concentradas. Na última sexta-feira, após ouvir várias testemunhas, os investigadores conseguiram chegar aos bandidos. 

Todos os suspeitos têm passagens por crimes como tráfico, receptação, crimes de trânsito e uso de drogas. Os adultos, detidos no Ceresp São Cristóvão irão responder pelos crimes de latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores. Já os adolescentes foram encaminhados à Divisão de Orientação e Proteção à Criança e do Adolescente (Dopcad) e ao Centro de Internação Provisória (Ceip).