ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Projeto ajuda dependentes contra o álcool e drogas

13.10.2020

Tão importante quanto combater o tráfico de drogas, é curar a dependência e diminuir o número de usuários, pois sem clientes, os traficantes não terão mais espaço. Nesse contexto, é interessante ressaltar um polo da Política Estadual sobre Drogas: o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD).

Localizado na Rua Rio de Janeiro, número 471, 3º andar, no Centro de Belo Horizonte, o intuito do espaço é atender não só o usuário, mas também sua família. Por meio de uma equipe de saúde e assistência social bem preparada, presta serviços de orientação quanto a procedimentos e atitudes em relação à dependência química.

Segundo Stanley Gusman, o compromisso é atender e entender o dependente e seus parentes, para que eles possam receber a melhor política pública possível. O Instituto coordena e executa cursos, seminários, e fóruns referentes ao álcool e outras drogas, visando o conhecimento e orientações sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas.

Os profissionais da saúde e da educação estimulam ações que propiciam o bem estar físico e emocional e a reinserção social. Elias Batista, um participante do projeto afirma: “O Instituto está ajudando a mim e ao meu pai a superar tudo isso, a passar por cima. Quando eu terminar, quero que minha filha de sete anos tenha orgulho de mim”.

Também são realizados encaminhamentos para serviços especializados, em instituições parceiras do Estado. Outro ponto muito extremamente positivo são as ações de capacitação para o mercado de trabalho, oficinas profissionalizantes, oficinas terapêuticas e aumento da escolaridade.

O CREAD tem por finalidade, ainda, o oferecimento de informações sobre álcool e drogas a estudantes e educadores. A entidade é uma das ações da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e está aberta a toda sociedade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O telefone para contato é (31) 2129-9378.

Foto: Reprodução/Seds