ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Polícia tem novo método para flagrar motoristas bêbados

13.10.2020

Alguns brasileiros, desrespeitando o que a lei exige, insistem em beber e dirigir, tornando-se um perigo para si mesmo, para os outros motoristas e para os pedestres. Eles utilizam de vários artifícios para fugir das blitzes, como informações nas redes sociais (Twitter e Waze), e busca de caminhos alternativos, longe das rotas principais, onde a Polícia costuma realizar as operações.

Foi com base nisso que essa semana foi deflagrada a segunda edição da blitz itinerante em Belo Horizonte. Nessa nova modalidade de fiscalização, policiais civis ficam à paisana em bares e restaurantes, analisando as pessoas que estão ingerindo bebidas alcóolicas, até o momento delas irem embora. Os indivíduos são monitorados e, se eles assumirem a direção do carro, a Polícia Militar e a Guarda Municipal são acionadas.

Membros dessas instituições ficam em pontos estratégicos para realizar a abordagem. A ação faz parte da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida”, iniciada em junho de 2011. Nesta edição, 13 condutores foram abordados e sete deles flagrados em estado de embreaguez pelo etilômetro na Região Centro-Sul. Seis tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida por dirigir alcoolizadas e um homem foi preso por crime de trânsito.

Semana passada, no Bairro Prado, Região Oeste da Capital, seis condutores foram flagrados, dois por excederem o volume de álcool no sangue em 0,34mg, entre eles um médico. De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Robson Lucas da Silva, esse modelo, desenvolvido originariamente por policiais espanhóis, está sendo testado, mas já obeteve muito sucesso nas duas quintas, e deve ser adotado de forma definitiva.

Outras cidades da Região Metropolitana, como Contagem e Betim, além de grandes centros no interior do Estado também receberam a operação, como é o caso de Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Poços de Caldas, Lavras, Pouso Alegre, Uberava e Uberlândia. Vale ressaltar que a campanha se estende ainda à promoção de blitzes fixas, operação-labirinto e fechamento de vias próximas às áres bohemias.