ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Polícia Civil lança aplicativo da Delegacia Virtual

13.10.2020

A Polícia Civil de Minas Gerais está avançando a cada dia no que diz respeito à Delegacia Virtual. Implantada no dia 30 de abril do ano passado, a cada três meses foram sendo lançadas novas possibilidades, sendo que agora são oferecidos os serviços de registro de acidentes de veículo sem vítimas, perda e extravio de documentos e objetos pessoais, notificação de desaparecimento ou localização de pessoas e registro de danos simples, como danos a patrimônio privado, destruição de bens, depredações e pichações.

Desde o início, no endereço www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, já foram registrados aproximadamente 85 mil ocorrências. Do total, 133 por comunicação de pessoa extraviada ou desaparecida, 210 por danos simples, 3.535 por extravio de objetos pessoais, 30.182 por acidentes de trânsito sem vítimas, e a grande maioria, 50.566, por extravio de documentos. Essa nova ferramenta diminuiu a intensidade nas Delegacias da Polícia Militar e possibilitou que os agentes se dedicassem ao trabalho ostensivo.

Fechando essa transição para a internet, a Corporação lançou nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, o aplicativo da Delegacia Virtual para celulares e outros dispositivos móveis, como tablets, mas que utilizem o sistema operacional Android. Para baixá-lo, basta acessar o Google Play Store e adquirir de graça. A forma de manusear também não é difícil. A versão para o IOS, que inclui todos os aparelhos da Apple, como é o caso do Iphone, deve ficar pronta e ser disponibilizada ao público nos próximos dias. 

Importante ressaltar que, por enquanto, apenas os acidentes de trânsito sem vítimas poderão ser registrados pelo aplicativo, que permitirá também que o usuário obtenha informações de localização por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e não se equivoque no momento de preencher os fomulários. Por fim, a câmera do aparelho ainda poderá ser usada para anexar imagens e filmes na ocorrência e ajudar no acionamento da seguradora ou na instauração de processos.