ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Papelada da PC é reciclada com Programa AmbientAÇÃO

13.10.2020

Várias instituições precisam encontrar um destino para os papeis com conteúdo sigiloso, que não podem ser descartados como os demais, sendo necessária a descaracterização, para posterior encaminhamento para a reciclagem.

É nesse contexto que desde o mês de janeiro, o Programa AmbientAÇÃO recebe solicitações da Loteria do Estado de Minas Gerais, da Intendência da Cidade Administrativa, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e, principalmente, da Polícia Civil de Minas Gerais.

O Programa, juntamente com um representante da instituição solicitante e também da COOPERVESP (Associação de Reciclagem e Grupos Produtores da Vila Esportiva), encaminha o resíduo para ser picotado na empresa Santa Maria Comércio de Papel Ltda, sendo o valor financeiro obtido com a venda desse material destinado à Associação.

No caso da Corporação, quase a totalidade do papel reciclado eram formulários de Boletins de Ocorrência, desativados a partir da informatização do processo desde o dia 30 de abril. No dia da descaracterização, todo procedimento foi acompanhado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo da PCMG.

Ao todo, 2.936 quilos de papel foram reciclados, gerando R$366,50 para a COOPERVESP. O preço desse tipo de papel é inferior ao comum, mas tem uma explicação, é descontado o custo do trabalho para realizar a picotagem.

Foto: Programa AmbientAÇÃO