ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Operação Quintas II: maconha apreendida e dois presos

13.10.2020

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 17 de dezembro, a Operação Quintas II, para prender integrantes da quadrilha de Douglas Rodrigues Vieira, de 24 anos, conhecido como DG. O criminoso, procurado há mais de seis meses, foi morto no dia 04 deste mês, em Pompéu, na primeira fase desta ação, depois de troca de tiros com policiais em um sítio na zona rural de Nova Serrana.

Segundo as investigações realizadas pelo delegado Irineu José Coelho Filho e seus agentes, o grupo era responsável pelo tráfico de drogas em pelo menos seis cidades do Centro-Oeste mineiro: Divinópolis, Nova Serrana, Oliveira, Pará de Minas, Passa Tempo e Pompéu. Os meliantes ainda estão envolvidos em diversos roubos e são responsáveis, de acordo com dados estatísticos, por 80% dos assassinatos nessas localidades nos últimos anos.

Nesta quarta, policias da Delegacia de Nova Serrana foram até Brejinho, na zona rural da cidade de Leandro Ferreira, e prenderam dois homens por tráfico de drogas e porte de armas. Adilson Borges da Silveira, de 34 anos, e Khallil David Pereira de Lacerda, de 21, cultivavam 180 plantas de maconha, algumas ao ar livre e outras em um local parecido com um laborátorio, uma estufa improvisada. 

Com algumas mudas plantadas diretamente no solo e outras em latas, o local estava repleto de lâmpadas de calor, ventiladores e paredes forradas com papel alumínio para evolução da maconha. Com eles ainda foram apreendidos um Toyota Corolla, uma motocicleta, vidros com a substância "lança perfume" e os documentos de um homem mais conhecido como de "Léo Pescoço", financiador do grupo.

Uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 com numeração raspada, muita munição e porções de crack ainda foram levadas pela Corporação, que contou com apoio da Polícia Militar e do canil da mesma. Mesmo armados, os criminosos não tiveram como reagir, uma vez que a operação foi muito bem articulada e desempenhada por todos os participantes. Dos 20 meliantes, a Polícia Civil já prendeu 12.

O intuito da PC é monitorar os outros para desarticular por completo essa quadrilha bem estruturada. Os presos, que já tinham passagens pelo mesmo crime, serão indiciados por organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Outros dois integrantes do bando foram presos recentemente em Pitangui, sendo que um deles organizava as reuniões.

Foto: Polícia Civil