ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Operação Palmares prende nove em Vespasiano

13.10.2020

Nove mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Civil de Minas Gerais na manhã desta terça-feira, dia 25 de novembro, em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Operação Palmares, que recebeu este nome em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado na semana passada, prendeu pessoas envolvidas em homicídios, com o tráfico de drogas, receptação ou adulteração de veículos.

Começando pelos crimes mais repudiados pela sociedade, os assassinatos, Leonardo Aparecido da Silva, de 31 anos, e Estênio do Carmo Garcia, de 23, foram para a cadeia suspeitos de matarem um adolescente no dia 25 de outubro. Segundo as investigações da 13ª Delegacia Especializada, a dupla, por conta de um problema envolvendo uma motocicleta, buscou a vítima na casa da namorada e a executou com cinco tiros no Bairro São Damião.

Ainda sobre esse caso, Leonardo estava em liberdade condicional, sendo monitorado por uma tornozeleira. O criminoso tirou o aparelho e depois de um tempo procurou a Corporação afirmando que o mesmo tinha apresentado defeitos. Já se tratando de outro homicídio, Leandro Gomes da Silva e Sérgio Carlos Borges Santos Oliveira foram presos pela morte de Eduardo de Oliveira Gonçalves, a mando do pastor Júlio César Souza Rocha. O homem, que tinha uma igreja na Guaicurus, também foi detido.

Os autores de assassinatos não param por aí. Diego Gonçalves Lopes, que tem o apelido de Diegão, é apontado pelos agentes como o responsável por uma morte no dia 10 de março de 2014, tendo a mesma relação com o tráfico de drogas. Na ocasião, um comparsa o ajudou na consumação do crime em Venda Nova, mas o meliante ainda não foi encontrado. A PC segue os trabalhos para encontrá-lo.

Por fim, chegamos ao pior de todos os homicidas que teve sua liberdade cerceada nesta semana: Jaider Jean de Almeida, de 22 anos. Apesar da pouca idade, está comprovado que ele matou uma pessoa em uma casa noturna de Vespasiano, tirou a vida de uma garota de apenas 13 anos, além de levar a óbito mais um homem, sendo procurado pela Polícia há um bom tempo. Jaider ainda estava ligado ao tráfico.

Também durante a ação, foram presos mais dois indivíduos. Primeiro, no dia 10 deste mês, Flávio André Alves dos Reis, de 28 anos, estava com dois carros roubados quando foi abordado por policiais que realizavam uma patrulha em Vespasiano. Enquanto isso, Wandernely Soares, de 57 anos, foi encontrada na própria casa, no Bairro Morro Alto. Ela tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Sérgio Paranhos, as investigações tiveram início a um mês e a operação contou com a participação de um total de 60 policiais do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Dividida em duas etapas, nenhum mandado deixou de ser cumprido, ficando a Grande BH mais protegida desses meliantes que assombravam a população.

Foto: Reprodução/TV Globo