ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Operação Integração detém 37 pessoas no interior mineiro

13.10.2020

Uma operação conjunta das Polícias Civil, Militar e do Ministério Público de Minas Gerais, levou 37 pessoas para cadeia nesta quarta-feira, dia 08 de outubro. Trinta maiores de 18 anos foram presos e sete menores apreendidos na operação "Integração", de combate ao tráfico de drogas nas cidades mineiras de São Francisco, Pintópolis e Icaraí de Minas. O município Aparecida de Goiânia, em Goiás, também foi alvo da ação dos policiais.

As investigações começaram em maio deste ano, depois de várias denúncias anônimas e um número exagerado de detenções de usuários de entorpecentes, principalmente em São Francisco. Outro fator que instigou os trabalhos da Corporação foram os bens incondizentes com a posição social dos membros das quadrilhas. Mesmo com empregos de baixa remuneração, os envolvidos ostentavam carros, motos e cordões de ouro.

Com o grupo que traficava maconha, crack e cocaína, os agentes apreenderam oito carros, 20 quilos de drogas, nove armas e munição. Além disso, no cumprimento dos 40 mandados de prisão e dos 50 de busca e apreensão expedidos pela Justiça, foi encontrado R$6.500 em dinheiro. Para a operação, 170 policiais foram mobilizados, além de dois helicópteros e cães farejadores.

Brasília, Montes Claros e Aparecida de Goiânia eram os locais de origem das substâncias distribuídas em São Francisco e região. O delegado responsável pelo caso, Emannuel Gomes, acredita que a prisão dos suspeitos não diminuirá só a comercialização, mas também outros crimes consequentes do uso das drogas. Os presos podem responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. 

Foto: Michelly Oda