ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Operação fecha indústria ilegal de suplementos

13.10.2020

Na tarde desta quarta-feira, dia 19 de novembro, cerca de 15 policiais civis organizaram uma operação e foram até o Bairro Letícia, na Região de Venda Nova, para fechar uma indústria clandestina de suplementos alimentares. Nesse estabelecimento eram vendidos aminoácidos, proteínas e outros produtos comuns entre os atletas, além de anabolizantes, que são altamente prejudiciais à saúde e proibidos. 

Segundo as investigações, os produtos da empresa ilegal que funcionava na Rua Elias Antônio Issa, eram comercializados com várias academias de Belo Horizonte e da Região da Metropolitana. Eles, inclusive, tinham um ponto dentro do Mercado Central da Capital. Sem registro, o empreendimento irregular levava à população produtos que não passavam por nenhuma fiscalização e tinham procedência duvidosa.

Segundo o delegado Márcio Lobato, várias pessoas foram detidas, mas não se pode precisar quantas delas realmente ficarão presas, tendo em vista que deverá ficar comprovada a ligação com o fato típico e ilícito. De qualquer modo, os suplementos e os anabolizantes foram apreendidos e, profissionais da Vigilância Sanitária, que estão trabalhando em conjunto com a Corporação, farão uma inspeção.

Os responsáveis pela indústria, depois de feitas todas as diligências, deverão responder por crime contra a saúde pública: "vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribuir ou entregar a consumo o produto falsificado, corrompido, adulterado ou alterado". A pena prevista é de 10 a 15 anos de reclusão. A falta de registro Anvisa também enquadra os meliantes nesse artigo.