ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Médico Gerasso teve passado de glória no HPS.

13.10.2020

 

Existem pessoas que vivem no anonimato uma vida inteira, até serem descobertas para dividirem as glórias do seu passado, como é o caso do médico Damião de Almeida Gerasso. Ele que foi chefe de equipe médica no Hospital Amélia Lins, na rua dos Otoni, administrado pela Polícia Civil. Descobrimos, ainda, que ele tem o numero 1.416 como sócio contribuinte da nossa Aspcemg. E mais ainda: que a sala onde funciona a redação e editoria do JORNAL SEGURANÇA, na Rua dos Carijós l50, foi de sua propriedade. Ele fez questão na época de apoiar a expansão da Associação, ao negociar a sala com o presidente que comprou o andar inteiro para atender ao crescimento associativo.

O médico Damião de Almeida Gerasso, mais conhecido por Dr. Gerasso, hoje com 87 anos, irradia simpatia por onde passa. Ele trabalhou 42 anos no Departamento de Pronto Socorro e Medicina Legal da Secretaria da Segurança Pública, no Hospital Maria Amélia Lins, que teve seu nome mudado posteriormente para HPS. Ele foi chefe, também, do setor de Urgência e Emergência Clínica, do Hospital João XXIII e dirigia uma grande equipe de médicos. Seu ato de ingresso no Estado foi publicado no Minas Gerais em 1960, sendo governador José Francisco Tamm Bias Fortes – era secretário de Estado da Segurança Pública Celso Porfírio de Araújo Machado. Em 1991, foi colocado à disposição da Phemig, onde foi chefe da equipe “F” e coordenador de turno, da Unidade de Emergências.

VIDA FELIZ

Gerasso aposentou-se no dia 3 de maio de 1996 em ato do governador Eduardo Azeredo com os votos de agradecimentos do Estado de Minas Gerais, desejando-lhe muitas felicidades. Este é um documento que ele guarda com muito carinho, pois teve o reconhecimento do trabalho por ele prestado à Polícia Civil e ao Estado. Nosso médico  é natural do Rio de Janeiro, mas se considera um verdadeiro mineiro, pois aqui encontrou seu trabalho, amigos, sua família e hoje tem uma vida feliz em seu belo apartamento à rua Jacarepaguá, bairro Jardim América. Casado com Neyde Cruz Gerasso tem nas filhas Teresa Cristina Gerasso Marinho, viúva de José Marinho Neto, que era engenheiro da Prefeitura de Belo Horizonte, e Mara Regina Gerasso Brant, casada com o comerciante Edgard Brant, nos netos Daniel, Luciana, (casada com o comerciante Lucas Pires), Raquel, Leandro, Bruno e Paola e nas bisnetas Larissa (filha de Raquel com o empresário Bruno Mendes) e Maria Beatriz (filha de Renata com o engenheiro Daniel Brant) seus maiores tesouros.