ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Filosofia Política - Leny Paradini

13.10.2020

Filosofia em grego é Philos- Sophia- amor da sabedoria. A filosofia não é apenas um saber, mas a maneira de pensar é permanente. É a busca do conhecimento e explicações de tudo no Planeta e no Universo. Sidarta Guatema, viveu sete séculos antes de Cristo, na fronteira da Índia com o Nepal. Era um nobre xátria. Dizia que para atingir a total iluminação, o homem tem de eliminar os seus apegos e desejos materiais. De acordo com o Pensamento Reto, o homem precisa aprender a pensar. Não pensar o que os outros já pensaram, pois isto não é pensar, é recordar, memorizar o que os outros já disseram. O homem precisa pensar o impensado. É capaz de resolver todos os seus problemas e criar ideias em favor da humanidade.

O exercício da cidadania só é possível com a democracia. Os cidadãos abandonam o seu individualismo, participando com consciência da coisa pública, dos movimentos solidários e humanísticos. A política permeia as ciências, a moral, o trabalho, o lazer e tantos outros segmentos da sociedade. A política é a luta para o poder. O fundamento do poder é a sua legitimidade, tornando-se claro e viável, o poder de um sobre o outro. A palavra democracia é formada de duas palavras gregas: Demos e Kratos. A primeira significa povo e a segunda, governo, poder, autoridade.

Com Maquiavel, começa a existir a ciência política. A verdadeira política deve procurar a verdade efetiva, como o homem age verdadeiramente. Maquiavel se baseia em induções da história da antiguidade, sobretudo da Roma Antiga. Esses estudos levam à confirmação de que os homens sempre agiram pelas formas da corrupção e da violência, analisando que a natureza humana é capaz do mal e do erro. Analisa a ação política: o que se faz e não costuma dizer.

 É muito fácil pregar, verbalizar e prometer ações benéficas em favor da população e não cumprir, agindo de maneira completamente contrária. Assim é o provérbio antigo: “Faça o que mando e não olhe o que faço”.

Quando o Brasil terá políticos honestos, de caráter e personalidade ilibados? Quando a população vai deixar de ser corrupta, ociosa, acomodando-se com esmolas, como a Bolsa Família? Jesus disse: “Quando lhe pedir um prato de alimento, não lhe dê o peixe, ensina-o a pescar”. Dei-lhe condições de trabalho para seu sustento e de sua família.

Todos os políticos do Brasil quando eleitos são acometidos de Alzheimer. Esquecem todos os seus compromissos de campanha, a ética, o respeito à população e a integridade moral.