ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Diretor agradece e destaca a importância do Departamento

13.10.2020

O diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, Oliveira Santiago Maciel, iniciou seu discurso agradecendo à vereadora Sílvia Helena pela proposição da homenagem ao órgão executivo de trânsito pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Oliveira citou a Mesa de Honra e agradeceu aos convidados pela presença. O chefe do Detran/MG fez uma reflexão ao citar a aridez do tema trânsito e, por seu caráter complexo e multidisciplinar, ser regido por leis e normas gerenciadas pelo Órgão Executivo de Trânsito. Oliveira destacou que o resultado hoje alcançado, explícito no atendimento de qualidade, é a soma dos esforços de ex-diretores, do apoio governamental em suas diversas esferas e das inúmeras parcerias com entidades públicas e privadas. Ele afirmou ainda que os desafios enfrentados ao longo de 100 anos não foram poucos e nem de fácil solução. Nesse contexto, Maciel citou que o crescimento econômico aliado ao crescimento da frota, e do consequente conforto às famílias está atrelado ao desafio de organizar e propiciar aos cidadãos um trânsito fluente e seguro e que privilegie as condutas cidadãs e respeitadoras do meio ambiente e da vida.

A confiança social foi outro ponto relevante apontado por Oliveira em que a responsabilidade do Detran se acentua ano após ano para garantir, com qualidade e eficiência, os serviços prestados pelo órgão.  Ele afiançou ainda, que o Órgão Executivo de Trânsito é considerado referência pelos congêneres do País pela vanguarda de suas ações, pela competência na administração da segunda maior frota de veículos do País e pela introdução constante de inovações sobre o tema trânsito. Os representantes dos cidadãos belorizontinos foram instados a participarem do processo de construção de um trânsito seguro. Oliveira elogiou ainda a pro atividade dos vereadores em propor e implementar soluções ao tema, e reafirmou mais uma vez a parceria entre o Órgão Executivo de Trânsito e a  Casa Legislativa Municipal.
Referindo-se aos seus pares, o diretor do finalizou dizendo que a credibilidade do Órgão, é fruto do empenho histórico de muitos cidadãos e que, ao seu tempo, souberam contornar com maestria os obstáculos e, à sua época, acolheram as novidades e principalmente as originadas nas demandas sociais. Atualmente, frisou Oliveira, o respeito ao cidadão, seus elogios, sugestões e críticas são fundamentais para sustentar o Detran como órgão de excelência na prestação de serviços públicos.  

 

Sociedade civil

O evento foi marcado ainda com homenagens de fabricantes de placas ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais. Os representantes da Acriplac, pelo diretor João Cláudio Ribeiro Natal, Divinópolis Placas, pelo diretor Mauro Henrique de Farias e a Associação Mineira de Fabricantes de placas, por meio do diretor Wender Morais, fizeram a entrega de placas a Oliveira Santiago Maciel, parabenizando o órgão pelo centenário de atividade e reforçando a parceria entre as entidades e o Órgão Executivo de Trânsito. 

Coral e banda

A solenidade contou com a participação do Coral e Banda do Projeto Cariúnas, sob a regência do maestro Reginaldo José da Costa, que atende 200 crianças do bairro Planalto, Região Noroeste da capital, com aulas de dança, música e canto. O repertório incluiu a execução de músicas brasileiras e clássicas. Em seu discurso, Oliveira Maciel parafraseou a escritora Cora Coralina ao afirmar que os músicos juvenis fizeram-no lembrar do seu tempo de criança, e pelo que apresentaram tocaram o coração dos presentes. Maciel elogiou ainda o profissionalismo demonstrado pela banda e o aspecto social e cidadão com que o Projeto transforma crianças em cidadãos responsáveis.