ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Detran-MG organiza leilões de veículos mensalmente

13.10.2020

Grande parte da população mineira não sabe, mas praticamente todo mês o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) organiza leilões em Belo Horizonte de veículos recolhidos  nos pátios devido à alguma irregularidade no momento da abordagem feita pelos policias em blitzes.

Os eventos acontecem desde março de 201 e, segundo a delegada Selma Cândia Peres, responsável pelos mesmos, aproximadamente 43 mil veículos foram arrematados em 147 leilões realizados em toda Minas Gerais no ano passado.

Os veículos são levados à hasta pública se, notificado do recolhimento, o proprietário manter-se inerte durante um prazo de 90 dias, ou seja, se não manifestar-se a respeito do bem. Vale ressaltar que eles são classificados em sucatas ou recuperáveis.

O processo de arrematação é muito simples: os leilões são divulgados por meio de edital, publicado na Imprensa Oficial do Estado (IOF), em dois jornais de grande circulação, no portal e também nas redes sociais do Detran-MG.

A partir daí, os pátios são abertos à visitação uma semana antes da data estipulada e os compradores podem analisar e escolher o carro pelo qual dará lance. Qualquer cidadão maior de 18 anos, que não esteja envolvido nos casos, pode participar da barganha.

Arrematado o bem móvel, os dados pessoais do indivíduo são apurados e após o pagamento da DAR (Documento de Arrecadação Estadual) dentro de três dias, o veículo é liberado. O prazo para desvinculação de multas e gravames demora 20 dias, mas o comprador não tem outro ônus senão o Dpvat.

Além de desocupar os pátios credenciados, o leilão é importante para o combate à dengue, já que veículos parados são focos do mosquito. Além disso, possibilita a compra por um preço mais acessível, evitando o “desperdício” daquele carro que estava parado.

Para o mês de maio, dois leilões já estão marcados, um em Vespasiano, onde 280 veículos/sucatas estarão disponíveis e outro em Belo Horizonte com 780 veículos/sucatas. A previsão é que aconteçam mais pelos quatro cantos do Estado.

Foto: Reprodução/TV Globo