ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

Rua dos carijós 150, 9ºandar - centro BH/MG

Delegacia Virtual: pichações e danos à propriedade

13.10.2020

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de sua Delegacia Virtual, oferecerá até o final do mês de outubro um novo serviço para a população, que diz respeito ao registro de ocorrências de pichação e danos à propriedade particular. Assim como já aconteceu com os acidentes de trânsito sem vítimas, perda e extravio de documentos, perda de objetos pessoais e pessoas desaparecidas, o cidadão poderá economizar tempo de deslocamento e espera nas unidades.

O recurso deve começar a funcionar no próximo dia 30 e, além da pichação, o usuário poderá denunciar danos materiais a janelas, portões, muros e carros. Como nesse tipo de problema as pessoas não costumam procurar uma delegacia, o fácil acesso e registro possivelmente aumentarão o número de ocorrências, que serão feitas da mesma forma: preenchimento de formulários, com dados pessoais e informações sobre o incidente.

Posteriormente, a PC enviará uma mensagem com o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), para a vítima poder acompanhar o andamento da investigação. De acordo com a coordenadora de informações da Superintendência de Informações e Inteligência da Corporação, Yukari Miyata, no caso das pichações e danos à imóveis, o indivíduo poderá enviar ainda cinco fotos para complementar o registro.

O objetivo é divulgar o projeto, para que até 24% dos registros de ocorrência em Minas Gerais sejam feitos pela própria internet. Além de economizar tempo, permite um número maior de agentes trabalhando em casos mais "sérios". A Polícia está fazendo uma cartilha que será entregue nas delegacias físicas do Estado. Até dezembro, deverá ser lançado um aplicativo da Delegacia Virtual para smartphones.