Não é só a Região Sudeste que receberá investimentos na área da segurança pública, o Sul do Estado também. No ano de 2014 serão enviadas novas viaturas às Polícias Civil e Militar, instaladas câmeras do projeto Olho Vivo nas ruas das cidades, além de construídas novas unidades prisionais e centros socioeducativos.
Passos, um dos principais municípios da região, receberá uma unidade para internação de adolescentes que cometeram crimes mas não podem ser presos por serem inimputáveis. Será reformado um prédio de posse da prefeitura para suprir essa necessidade antiga.
Algumas cadeias públicas serão desativadas e outras reformadas. Em Machado e Poços de Caldas serão construídos presídios, enquanto em Itajubá, Alfenas e Lavras serão ampliados os espaços já existentes. As obras possibilitarão um aumento de 1.700 vagas nas cadeias sul mineiras, que devem ficar prontas ainda no próximo ano. Dessa forma a Polícia Civil pretende solucionar o problema da custódia dos presos e promover a ressocialização.
A 18ª Região Integrada de Segurança Pública também receberá 26 servidores civis destinados a Poços de Caldas. Concursos para contratação de 121 médicos legistas e de peritos criminais, que atuarão em todo o Estado também estão em andamento.