ASPCEMG

Associação dos Servidores da Polícia Civíl do Estado de Minas Gerais

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B.O de perdas e extravios de documentos pela internet

13.10.2020

O serviço da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais, disponível há algum tempo para a população mineira, foi ampliado e, a partir de agora, os cidadãos não precisão mais comparecer à Delegacia ou aguardar a chegada da Polícia Militar quando tiverem documentos e objetos pessoais perdidos ou extraviados.

O sistema para elaboração do boletim de ocorrência entrou em funcionamento às 7h desta segunda-feira, dia 30 de junho, permitindo que todo procedimento seja realizado via internet por maiores de 18 anos através do preenchimento de formulários.

A pessoa informa seus dados, é feita uma triagem e no máximo em 15 minutos, é emitida uma mensagem com o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), assim como a explicação de como acessá-lo para impressão no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids).

São 16 profissionais, entre policiais e analistas, trabalhando ininterruptamente, 24 horas por dia na triagem e tirando dúvidas pelo telefone. Vale informar que estrangeiros também têm o serviço à disposição, basta fornecer o número do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

Com o papel em mãos, ele pode ser utilizado para acionar seguradoras e comprovar a perda de documentos como CPF, identidade, título de eleitor, carteira de trabalho, cartões de créditos e cheques. Objetos pessoais, como celulares, relógios, equipamentos eletrônicos e até animais também podem ser registrados.

A Delegacia Virtual está em ação desde o final de abril, e até o dia 17 de junho, foram registradas 3.838 ocorrência, sendo 1.478 em Belo Horizonte. Para o futuro estão planejados um sistema de registro de pessoas desaparecidas e localizadas e outro para registro de danos simples. A previsão é que ambos estejam disponíveis até outubro.

Link: delegaciavirtual.sids.mg.gov.br